Na noite da última quarta-feira, 11 de junho de 2025, o pátio da Escola Estadual Rio Branco foi palco de um momento especial para a cultura e a educação musical em Patos. O Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA) realizou o recital de encerramento do primeiro semestre com uma apresentação repleta de emoção, talento e significado social.
O evento contou com a participação da tradicional Banda Filarmônica 26 de Julho da cidade de Patos, que encantou o público com a execução de peças do repertório nordestino e clássicos do forró das antigas. A apresentação abriu a programação e deu o tom solene da noite.
Sob Olhares Atentos de alunos, familiares e convidados do foi dado o início das apresentações com a Orquestra de Sopros e Percussão: com o Maestro, Fábio Santos em seguida foi a vez da Orquestra de Cordas regida pela nova Maestrina do Polo prima Patos, Cecilia Emanuelle de mostrar toda sua performance com a Batuta na mão, um espetáculo de sutileza e beleza nos movimentos, dando continuidade as apresentações das orquestras de cordas foi a vez do Maestro Filipe Ariel conduzir a orquestra de cordas dos veteranos. logo após foi a vez do Maestro Zildomar Lucena com a apresentação da orquestra sinfônica dos alunos iniciantes e finalizando a noite de espetáculos o Maestro Ramsés Borges conduziu com maestria a Orquestra Sinfônica dos alunos Veteranos do Prima polo Patos.
Estiveram presentes no recital importantes representantes do poder público e da sociedade civil, reforçando o compromisso com a valorização da juventude e da arte como ferramenta de transformação e formação de cidadãos e cidadãs. Marcaram presença a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley; o promotor da infância, Dr. Leidimar Lacerda Bezerra; e a juíza da infância e juventude de Patos, Dra. Jocileide Lira.
Além das autoridades, o evento reuniu pais, responsáveis, amigos e admiradores do projeto, que prestigiaram os alunos em suas apresentações individuais e em grupo. A emoção tomou conta do público em cada número musical, evidenciando o impacto positivo do PRIMA na formação artística e cidadã de crianças e adolescentes da região.
O PRIMA é um programa estadual que promove a inclusão social por meio do ensino de instrumentos musicais, com enfoque coletivo e pedagógico. Em Patos, o projeto tem sido referência em formação cultural, oferecendo oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade e construindo trajetórias inspiradoras.
Com grande participação popular e reconhecimento institucional, o evento consolida o PRIMA como uma das mais relevantes politicas publicas de inclusão cultural e transformação social no município.
No final foi servido um Coffee Break aos Alunos e convidados.
Por Marcone Pereira
BLOG DO LAPADA
0 Comments:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.